:: aquela nuvem ::

a B. tem muitas dificuldades na escola. a desmotivação é total. mas há tempos descobri que, quando canta, os olhos iluminam-se, transformam-se. fui surpreendida pela sinceridade e pelo talento. emocionou-me.

hoje fizemos uma brincadeira à volta de um poema de eugénio de andrade. quando o começámos a ler, lembrei-me da melodia que o júlio pereira lhe juntou e ela aprendeu-a num instante.

a B. é uma das meninas que mais me tem feito pensar acerca do nosso sistema de ensino. que valoriza as capacidades intelectuais, as notas altas, os miúdos que se dedicam às disciplinas ‘que interessam’. os outros (milhares) vão ficando pelo caminho. vão passando de ano sem nunca desenvolverem as capacidades que realmente têm, simplesmente porque não têm espaço. parte-se-me o coração.

 

6 thoughts on “:: aquela nuvem ::

  1. Mas olha que os mesmo bons alunos tb são deixados para trás, pq não são motivo de preocupação. Esta história da inclusão e a igualdade o que faz é excluir a maioria.

    1. não tem só a ver com a questão bons alunos vs. maus alunos. é um pouco mais que isso. tem a ver com diferentes formas de aprender. o nosso ensino só está focado numa determinada forma de aprender/ensinar. chegar a todos dá muito trabalho… e isso há muitos professores que não estão dispostos a dar. miúdos com mais aptidão artística (seja em que área for) não fazem necessariamente o mesmo caminho que miúdos mais voltados para a lógica e o raciocínio. e é essa forma diferente de percorrer uma aprendizagem que não é respeitada, a meu ver.
      não sei se me terei explicado bem. mas isto também é só o meu ponto de vista e vale o que vale, tendo em conta as experiências que tenho tido em contextos escolares.

Leave a Reply

