os japoneses sabem o que fazem

tokyostory02tokyostory_ueno2

um dos últimos filmes que vimos em 2015 e um dos primeiros deste ano são ambos nipónicos.

Tokyo Story (1953), de Yasujiro Ozu retrata a viagem de um casal idoso que visita os filhos já adultos e com pouco espaço para que façam parte das suas vidas atarefadas. é belo e triste, tratando de assuntos universais à luz de uma cultura tão distinta da nossa.

Kagemusha (1980), de Akira Kurosawa conta a história do líder do clã Takeda que na ânsia de assumir o poder em Quioto acaba por se aproximar demais do campo dos inimigos e é mortalmente ferido. não querendo pôr em risco o poder do clã, Shingen dá instruções para que a sua morte apenas seja tornada pública ao fim de três anos, recorrendo a um sósia. nesta história, o peso do que é falado é tão intenso quanto o que apenas se sente na postura, na atitude das personagens. a cena do sonho é dolorosa e tão bem conseguida. “In the late 1970s, during the long years of waiting for international and domestic funding to come together to produce Kagemusha, Akira Kurosawa returned to the pastime of his youth—he painted. Working fast and furiously, each day turning out scores of sketches and paintings, Kurosawa accumulated a unique body of work that was born as much out of despair and frustration as from a passion to create. One after another, he pulled from his mind’s eye the images he visualized for the epic drama and set down on paper the scenes he ached to re-create on film.” (fonte aqui)

apesar das temáticas distanciarem ambos os filmes, há aspectos que os unem. os planos fixos e longos, as simetrias poéticas e o despojamento surgem em ambos quase como se fossem eles próprios personagens em cada filme.

kagemusha

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s